Gestão Tradicional de Projetos x Lean Seis Sigma, semelhanças,diferenças e particularidades

Hoje vamos falar um pouco destas duas metodologias, porém antes, é interessante entendermos que Lean e Seis Sigma não são um só framework, mas sim a junção dos  dois, que por sua vez tem origens distintas, enquanto o Lean foca na manufatura enxuta, com a otimização do processo produtivo para evitar o desperdício, o Seis Sigma visa a redução na variação de processos, a fim de otimizar os custos a fim de aumentar a lucratividade.

Com isso usa-se então estas duas metodologias para que; em conjunto, possa-se alcançar melhores resultados, agregando valor através das melhorias dos processos. E qual a relação do Lean Seis Sigma com o Gerenciamento de Projetos Tradicional? é o que veremos a seguir.

Enquanto o Gerenciamento de Projetos Tradicional se concentra na criação dos projetos no prazo e dentro do orçamento especificado. a fim de obter um resultado específico dentro dos objetivos do projeto, a metodologia Six Sigma se concentra principalmente na identificação e redução de variações e defeitos nos processos de negócios. As ferramentas e técnicas do Six Sigma são projetadas para ajudar as organizações a reduzir erros, cortar custos, aumentar a produtividade e fornecer produtos e serviços de melhor qualidade. Isso ajuda as organizações a permanecerem mais robustas e competitivas no mercado.Desta forma as seguintes diferenças podem ser destacadas.

Diferenças

  • Na gestão tradicional o foco é em aumentar a taxa de sucesso dos projetos.No Seis Sigma o foco é em encontrar e eliminar defeitos em um processo específico.
  • No seis Sigma o objetiva-se minimizar o desperdício de tempo, esforço e dinheiro em um processo específico, no Waterfall concentra-se em como planejar e construir um projeto.
  • Os projetos Seis Sigma têm um período de controle contínuo, enquanto no gerenciamento de projetos se concentra na conclusão de um projeto dentro de um prazo específico.
  • no Seis Sigma usa-se métodos e estatísticas orientados a dados, para identificar e solucionar um desafio, enquanto Waterfall usa-se práticas padronizadas para entregar um projeto que atenda a uma meta predeterminada com eficiência.
  • A principal distinção entre a metodologia tradicional  e o  Seis Sigma está na Metodologia,  pois no modelo tradicional usa-se diferentes princípios e processos de gerenciamento de projetos para aumentar a taxa de sucesso dos projetos. Por outro lado, o Seis Sigma utiliza as estatísticas para conhecer os defeitos e eliminá-los para melhorar a qualidade do processo.

Similaridades

Sabemos que a implementação de um novo processo ou melhoria do  atual pode exigir lidar com montanhas de detalhes e coordenar um grande número de pessoas. O Seis Sigma  ajuda a tornar os esforços da equipe para desenvolver um processo metódico e gerenciável, fornecendo um mapa de cinco etapas para organizar os esforços da equipe sendo eles

  • Definir: Ter metas claras para as atividades e as melhorias almejadas. Essas metas serão os novos objetivos estratégicos da empresa.
  • Mensurar:  Antes de buscar melhorias, é importante entender 100% como acontece atualmente cada etapa dos processos internos da empresa. A partir dessa análise, são estabelecidas métricas válidas e confiáveis para ajudar a monitorar o progresso rumo às metas definidas no passo anterior.
  • Analisar: O objetivo desta análise é identificar caminhos para eliminar a lacuna entre os números atuais e as metas definidas anteriormente. Essa análise deve ser fundamentada em dados sólidos e em uma análise estatística.
  • Incrementar: A ideia é melhorá-lo, e não realizar mudanças estruturais.
  • Controlar:  O objetivo dessa etapa é garantir que as metas alcançadas serão mantidas a longo prazo.

Perceberam a semelhança com os processos de ( Iniciação – Planejamento – Execução – Monitoramento e controle e Encerramento ) da metodologia tradicional? além disso podemos destacar também como características de ambas metodologias: Ajudam os profissionais a melhorar o desempenho dos processos;Empregam uma metodologia de cinco fases; Ambos são reconhecidos globalmente e demandados pelos empregadores; São aplicáveis a todas as  áreas funcionais em todos os setores; Colaboram para a agregação de valor à organização; Expandem as oportunidades de carreira; e maximizam a possibilidade de ganhos quando corretamente aplicados.

Particularidades

  • O Lean Seis Sigma pode ser utilizado independentemente do tamanho da empresa. A única diferença é a escala dos projetos aplicados;
  • Waterfall, vem do inglês e significa cascata, fazendo uma analogia é considerada a forma mais tradicional de gerenciar projetos.
  • O Lean Seis Sigma é muito utilizado no processo de vendas, pois através dele é possível adotar medidas que visam o aumento da satisfação do cliente.
  • Projetos gerenciados de forma tradicional estão alinhados ao ciclo PDCA em todas suas etapas.
  • O Lean Seis Sigma é uma metodologia de melhoria contínua de processos. É um método que muitas vezes pode demandar tempo para trazer o retorno desejado.

Com isto podemos mais uma vez notar a similaridade entre frameworks e metodologias de gerenciamento de projetos em suas etapas e processos, mesmo com suas particularidades a essência no final se mantém a mesma;entregar o produto desejado, no prazo,escopo e percepção de valor a que fora proposto.

 

 

 
Compartilhe com ........

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *